Principais benefícios com a alimentação pós-bariátrica

É fundamental adotar novos hábitos com a alimentação pós-bariátrica, um procedimento seguro e eficaz para tratar casos de obesidade.


Sabemos que a cirurgia bariátrica traz inúmeros benefícios em relação a saúde do paciente obeso, contudo quando este resolve operar, neste processo surgem inúmeras dúvidas inseguranças e incertezas, principalmente em relação a sua alimentação pós-bariátrica.


A fim de ajudar a esclarecer essas questões, no nosso post de hoje iremos sinalizar alguns benefícios relacionados a nova dieta do pós-operatório da cirurgia bariátrica.


Alimentação pós-bariátrica: benefícios da nova dieta 


  • Saciedade precoce

Em função da restrição gástrica (redução do tamanho do estômago) ao iniciar a alimentação sólida, o pouco que se ingere é o suficiente para que o reservatório gástrico fique totalmente preenchido, trazendo a sensação de plenitude gástrica rapidamente.


  • Cardápio Nutritivo e diversificado 


Alguns cuidados específicos em relação à nutrição, são necessários em função da redução  gástrica, da restrição de substâncias que fazem parte do processo de absorção dos nutrientes e de possíveis intolerâncias alimentares. 


Por esses motivos, a alimentação pós bariátrica será bem equilibrada, tanto em relação às calorias ingeridas, como também em relação à grande oferta de vitaminas e minerais que serão oferecidos pela dieta e por complementos nutricionais.


Leia também: Dicas de nutrição para aquecer seu inverno sem comprometer a dieta

A grande oferta proteica associada a oferta de ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, Zinco, dentre outros, vão proporcionar uma perfeita nutrição ao organismo, tornando essas necessidades uma grande vantagem!


  • Microbioma intestinal mais saudável 


Com a cirurgia bariátrica, possivelmente em função das alterações do trânsito gastrointestinal, com a redução da acidez, associado às modificações dos hábitos alimentares, observamos mudanças positivas na microbiota intestinal. 


Há o aumento relativo dos filos Bacteroidetes e Proteobacteria e redução dos firmicutes, que são nocivos à saúde, proporcionando desta forma inúmeros benefícios, como por exemplo um aumento da sua imunidade.


  • Mastigação como um aliado 


Com a necessidade da mastigação adequada para evitar entalos na alimentação pós-bariátrica, você contribuirá para o aumento da sua saciedade e ajudará no processo de digestão, favorecendo a absorção dos nutrientes, sem contar com o aumento da percepção dos novos sabores.


  • Rotina alimentar e impactos Metabólicos 


Organização e planejamento também farão parte do seu autocuidado, da sua nova rotina de alimentação pós bariátrica e seus hábitos de vida. Não só para que você atinja seus objetivos de peso e cuidados específicos da cirurgia, mas também auxiliará no desenvolvimento do foco, na atenção entre outros. 


Leia também: A importância da Avaliação Psicológica antes da bariátrica


E a partir dessa organização nossos processos fisiológicos são comandados para que o nosso corpo consiga estar ativo, fazendo com que o metabolismo funcione melhor, impactando na transformação dos alimentos em energia.


E não esqueça, para mais esclarecimentos consulte sempre um especialista 


Juliana Garcia

Nutricionista

CRN 02100364


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima