SÍNDROME DE DUMPING: OQUE É E COMO AVALIAR SÍNTOMAS?

A Síndrome de Dumping ocorre normalmente após cirurgias gastrointestinais, principalmente na cirurgia bariátrica, em que o alimento passa direto para o intestino não permanecendo por muito tempo no estomago. Dessa maneira, o intestino é exposto rapidamente a nutrientes, levando o aparecimento de diversos sintomas.

 

 

PRINCIPAIS SINTOMAS

 

Entre os principais sintomas da Síndrome de Dumping estão náuseas, sensação de peso na barriga e vômitos. Esses sintomas costumam aparecer entre 10 a 20 minutos após a ingestão dos alimentos. Já entre 20 minutos a 1 hora após a alimentação, podem surgir sintomas intermediários que podem levar à distensão, dor abdominal, gases, cólicas e diarreia.

 

 

COMO EVITAR O SURGIMENTO DE SINTOMAS

 

A melhor maneira de evitar o aparecimento de sintomas da Síndrome de Dumping é melhorando os hábitos alimentares. Evite consumir alimentos ricos em açúcar (como doces e massas), consumir grande quantidade de comida em uma única refeição e mastigar rapidamente. Essas dicas evitaram o surgimento de sintomas imediatos.

 

Já a causa do surgimento de sintomas tardios é a intolerância do intestino delgado ao açúcar. Oque leva à liberação de grande quantidade de insulina, provocando a hipoglicemia.

No período de 10 a 30 minutos é possível identificar qual foi o alimento ingerido que ocasionou os sintomas.

 

O tratamento para Síndrome de Dumping tem como objetivo prevenir o surgimento e avaliar os sintomas, sendo indicadas mudanças de hábitos alimentares e modificação da dieta, que deve ser pobre em carboidratos e gorduras e rica em fibras e proteínas magras. 

 

Renata Migliano.

 

Nutricionista – CRN: 2003100755

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima