Exercícios aeróbicos após a bariátrica

Todo paciente bariátrico precisa adotar novos hábitos de vida após passar pela cirurgia, principalmente em relação à atividade física. Os exercícios aeróbicos após a bariátrica são de grande importância no processo, porém alguns cuidados devem ser tomados. Depois de realizada a operação e, após o médico liberar o paciente para a prática dos exercícios, o educador físico planeja a inserção gradual das atividades aeróbicas.


Veja quais são os exercícios aeróbicos mais indicados após a bariátrica: 


Caminhadas


Por serem de baixo impacto, as caminhadas são ótimas aliadas de pacientes bariátricos após a cirurgia. Ainda no quarto, logo após o procedimento, os médicos já orientam que o paciente caminhe um pouco, de hora em hora, assim as dores abdominais causadas pelos gases que são injetados durante a operação, diminuem e até melhoram o funcionamento do intestino. 


Nos primeiros 15 dias, já são recomendadas caminhadas leves, que deverão ser intensificadas após 30 dias de operação. A longo prazo, é possível que as caminhadas leves evoluam para uma prática de corrida, entre outras atividades, como pedalar, dançar e o treino de força (musculação). 


Leia também: Dicas de exercícios físicos para praticar no inverno


Musculação


O treino de força é uma prioridade, desde que o paciente intercale musculação e exercícios aeróbicos após a bariátrica. A musculação previne a perda excessiva de massa muscular em situações de emagrecimento acelerado. 


A massa muscular em níveis adequados contribui para a redução da flacidez e excesso de pele, que geralmente ficam no corpo após o fim da cirurgia bariátrica. Os exercícios de força são importantes para auxiliar na perda de calorias e manutenção do peso, além da composição corporal a longo prazo.


Leia também: O que levar em consideração na hora de escolher uma academia?


É importante ter em mente que um bom treino é aquele que foi devidamente autorizado pelo médico e planejado pelo educador físico. O educador físico fará uma avaliação e prescreverá o treinamento de acordo com cada paciente, dando a devida atenção ao volume, intensidade, frequência e duração de cada sessão. O descanso também faz parte. Por isso, a frequência de treinos semanal prescrita deve ser seguida.


Lembre-se: não há restrição para a prática de exercícios físicos, porém eles devem ser inseridos e adaptados de forma individualizada para cada paciente. Por isso, é importante manter o acompanhamento com a equipe multidisciplinar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima