A cirurgia bariátrica trata o diabetes?

A dificuldade de produzir insulina, alimentação excessiva e o sedentarismo estão entre as principais causas para o desenvolvimento do diabetes tipo II, o mais frequente em pessoas obesas, a partir dos 40 anos, e, também, em homens e mulheres que já tenham casos na família.


No entanto, a melhora da condição de saúde de um paciente submetido à cirurgia bariátrica é mais significativa quando comparado a um não operado.


Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a cirurgia bariátrica não cura o diabetes tipo 2, mas pode ajudar no seu controle. Além disso, o procedimento auxilia no tratamento de outras comorbidades, como: 


  • Doenças renais: redução de até 60% dos índices; 
  • Insuficiência cardíaca: reduz até 62% dos índices; 
  • AVC: até 32% dos índice; 
  • Infarto: até 31% dos casos. 



O médico especialista em videolaparoscopia e cirurgia bariátrica, Dr. Mauricio Emmanuel, ressalta que “qualquer procedimento cirúrgico realizado no trato digestório, quando feito com intenção de melhorar o estado metabólico do paciente, pode ajudar no controle da doença”. Nesse contexto, o Conselho Federal de Medicina (CFM), afirma que a cirurgia bariátrica melhora a saúde de quem possui a doença, muito além da perda de peso.


Leia também: O que levar em consideração na hora de escolher uma academia?


Entenda como a cirurgia bariátrica trata o diabetes


Com a chegada mais rápida dos alimentos no intestino de um bariátrico, devido à redução do estômago, diferentes hormônios são liberados, entre eles o GLP1. Esse hormônio age sobre o pâncreas, que, por sua vez, passa a produzir mais insulina.


Desta forma, o corpo aumenta os níveis de açúcar enviado para as células, diminuindo sua quantidade no sangue. Além disso, com a perda de peso, também há a redução das substâncias inflamatórias que bloqueiam a ação da insulina na célula. Assim, quando a pessoa emagrece, a insulina age melhor.


Cirurgia metabólica 


Desde 2018, o CFM recomenda a cirurgia bariátrica com o princípio metabólico para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 35, sendo por isso, chamada de cirurgia metabólica. 


“Não existe uma técnica ideal, ela é escolhida de acordo com os resultados dos exames do paciente e a gravidade da doença dele. Com o procedimento, é possível conseguir grandes resultados e uma condição metabólica muito boa”, informa o Dr.Maurício. 


Mito ou verdade?!


Como vimos, nenhum procedimento isolado é capaz de curar a diabetes, nem mesmo a cirurgia bariátrica. Mas é importante ressaltar que o procedimento, combinado a uma mudança de estilo de vida, como a adoção de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas,  pode melhorar – e muito – o estado de saúde do paciente, reduzindo, ainda, outras comorbidades causadas pela obesidade. Para entender melhor o seu caso, consulte um médico especialista! 


Agende uma consulta conosco


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima